quarta-feira, 17 de agosto de 2011

BRINCADEIRAS: 1 ANO



Dando continuidade às dicas de brincadeira, hoje é a vez dos pequenos de 1 aninho.

Mamães, e então.... o que você e seu filhote estão achando das dicas?
Compartilhem conosco estas experiências.

BOA DIVERSÃO!!!
Bjs Reais!

BRINCADEIRA PARA 1 ANO

DENTRO DE CASA

- Livros, livros e mais livros (citado na postagem anterior)

- Brincar com blocos (grandes) de encaixar

Você pode ajudá-lo a montar castelos, torres gigantes até cair tudo no chão para começar novamente a brincadeira.

- Fazer carimbo da mãozinha

Prepare pratinhos (podem ser os descartáveis, que serão reaproveitados sempre que for brincar com tinta) com guache diluído em um pouco de água.

Separe um papel grande, no mínimo tamanho A3 (o dobro do tradicional sulfite A4 – criança pequena precisa de espaço até para desenhar!), e coloque-o sobre a mesa (ou no chão). Para forrar, você pode comprar uma toalha de plástico ou papel kraft. Prenda o papel com fita adesiva nessa toalha, para ele não escorregar. É hora de começar: ajude seu filho a molhar a mãozinha no pratinho e “carimbe” o papel. No começo, ele vai achar estranho, mas logo vai querer tentar sozinho. E vale todo tipo de experimentação: misturar duas cores, molhar cada dedinho em uma cor, carimbar duas vezes no mesmo lugar com cores diferentes. Além de você guardar de recordação, fazer quadrinhos e deixá-lo mostrar para todo mundo, os papéis carimbados também rendem ótimas embalagens para presente.

- Brincar de casinha

Criança brinca de casinha em qualquer lugar, mas fazer na cabaninha é melhor ainda. Pegue lençóis, travesseiros, almofadas, cobertores, pratinhos e copos de plástico, bonecos, livros e até uma lanterna. Aí é só prender o lençol em duas cadeiras ou amarrado na janela. Também vale usar aquelas cabanas prontas, fáceis de montar. Aproveite para entrar, junto com seu filho, no encantado mundo do faz-de-conta. É na brincadeira de casinha que ela treina os papéis na sociedade, usa e abusa da imaginação.

FORA DE CASA

- Soprar bolinhas de sabão (citado na postagem anterior)

- Brincar em piscina de plástico (citado na postagem anterior)

- Brincar na terra (citado na postagem anterior)

- Jogar futebol

Bater uma bola, jogar uma pelada. Não importa. Essa brincadeira, com certeza, está entre as dez preferidas das crianças. A bola exerce um enorme fascínio sobre elas. Jogar futebol ajuda na motricidade, no respeito, no estabelecimento e criação de regras, melhora a lateralidade e a noção de espaço, ajuda na socialização e também na linguagem.

- Brincar com cata-vento

Eles não vão acreditar que, ao correr com o cata-vento na mão, a força do vento o faz girar. Toda essa movimentação favorece o desenvolvimento motor, tão importante nessa fase da infância.

- Passear na bicicleta da mamãe

Seu filho ainda não sabe andar de bicicleta, mas isso não é desculpa para ele deixar de dar umas pedaladas pelo parque. Leve-o em uma daquelas cadeirinhas acopladas em sua bicicleta e passeie sem pressa. Aproveite para mostrar a ele as árvores e os passarinhos. Assim, desde cedo, seu filho já vai gostar de observar a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário