imagem: michelle-jogosebrincadeiras.blogspot.com
Olá, mamães! Hoje é o 3º dia de sugestão de brincadeiras.
Se estiverem gostando, passem a dica para as outras mamães brincarem com seus pequenos.
Então, vamos brincar?
Bjs Reais
BRINCADEIRA PARA CRIANÇAS DE 2 ANOS
DENTRO DE CASA
- Brincar de casinha (citado nas postagens anteriores)
- Livros, livros e mais livros (citado nas postagens anteriores)
- Brincar com tinta
Nas primeiras vezes que você oferecer tinta e papel a seu filho, nem vai dar tempo de propor nenhuma atividade diferente – a possibilidade de colocar o pincel ou os dedos na tinta já é estímulo suficiente. Mas, conforme ele vai crescendo, é possível sugerir o que ele vai pintar. Você pode comprar telas próprias para pintura, usar papel kraft, tecido ou ainda uma folha de papel canson, um tipo mais sofisticado que pode render bons resultados se o que você está imaginando é colocar o trabalho na parede.
A tinta mais apropriada para crianças é o guache ou a tinta para pintura a dedo, ambas diluídas em um pouco de água. Elas são atóxicas e mais fáceis de sair na hora do banho.
A tinta mais apropriada para crianças é o guache ou a tinta para pintura a dedo, ambas diluídas em um pouco de água. Elas são atóxicas e mais fáceis de sair na hora do banho.
- Brincar de massinha
Além de criar as formas e os personagens que as crianças inventarem, a massinha possibilita ensinar a mistura de cores. Pegue uma bolinha de massa amarela e outra azul e faça a “mágica” para seu filho: misture as duas na frente dele e mostre a cor que vai aparecer. Alguns apetrechos deixam a brincadeira mais divertida. Existem caixas que vêm com a massinha e instrumentos para ele modelar. Mas serve o improviso, como um espremedor de alho, que dará forma de cabelos de bonequinhos.
- Ver as fotos da família
Seu filho vai achar um barato ver suas fotografias de quando era pequena, dos avós, das viagens e, claro, dele mesmo. É um momento de recordação para vocês dois e muito importante para a criação da identidade dele, entender como cresceu, quem é sua família. Para a brincadeira continuar, vocês podem renovar o álbum ou criar novos: a criança vai adorar participar.
- Fazer um mosaico
O ideal é usar o EVA, uma espécie de emborrachado que é fácil manusear. Vocês podem cortar em pedaços de formas diferentes e de várias cores. Depois, pegue um papel mais grosso, como uma cartolina, um potinho com cola branca, um pincel e, junto com a criança, cole uma peça ao lado da outra, deixando 1 mm entre elas. Vale tudo: criar figuras ou imagens abstratas com cores e formas diferentes.
FORA DE CASA
- Brincar na terra (citado nas postagens anteriores)
- Jogar futebol (citado nas postagens anteriores)
- Brincar com cata-vento (citado nas postagens anteriores)
- Contar as formiguinhas
Além das noções de matemática, contar formiguinhas com seu filho será uma grande descoberta. Ele vai ficar impressionado com o tamanho tão pequeno desses insetos.
- Andar de bicicleta
Talvez esse seja o presente mais aguardado pelas crianças. Além de um ótimo exercício para elas, será também um bom programa para um dia ensolarado. Leve a sua bicicleta e pedale junto com seu filho pelo parque.
- Passeio divertido com o cachorro
Cachorro é nosso melhor amigo mesmo e a criança percebe isso cedo. Se você pode ter um, a hora de levar o animal para passear pode ser uma deliciosa brincadeira. Escolha um parque e leve seu filho junto. Além de um exercício físico vigoroso - os cachorros têm muito pique! - cuidar de um animal é um bom aprendizado em todos os aspectos: do cuidado com ele, à coordenação de segurar a coleira, passando pela boa prática de limpar sua sujeira. Mas o melhor: são momentos de alegria na certa.
- Avião de papel
Esta brincadeira é simples e sempre boa. Pode acontecer na grama, ao ar livre, ou até dentro de casa. Pode ser aquele papel que você já usou e quer brincar de reciclar, ou há como construir os aviões com papéis coloridos. Basta soltá-los pelos ares: treinar muito será o melhor da brincadeira.
- Balanço
O queridinho de parques e praças. Geralmente há uma fila de crianças por perto, aguardando a vez de se balançar no ar. Elas adoram, e os pais podem participar da brincadeira empurrando o filho. Ao se balançar, a criança aprende que precisa segurar firme para não cair e se machucar.
- Escorregar
Que delícia que é se deixar escorregar. Desde a forma convencional até de ponta-cabeça, como as crianças teimam em fazer, para desespero das mães. Para garantir a tranqüilidade, fique ali por perto da descida. Assim, você deixa seu filho seguro e livre para aprender, inclusive, a conhecer melhor as possibilidades de seu corpo e como cair de forma segura.
Mii, o blog está cada vez melhor!! Parabéns!! Super beijo!!
ResponderExcluir