sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE 3 ANOS

Hummm.....mais um dia de brincadeira!!!
Que legal!

Quem vai aproveitar hoje é a turminha de 3 aninhos.

Confiram!
Bjos Reais


BRINCADEIRA PARA 3 ANOS

DENTRO DE CASA

- Brincar de casinha / Brincar de massinha / Fazer um mosaico / Livros, livros e mais livros / É hora de pintar (citados nas postagens anteriores)

- Fazer instrumentos de sucata
Dependendo do que você coloca dentro de garrafas e potes de sucata, um som diferente é produzido. Com garrafas PET, vocês podem fazer vários tipos de chocalho. Dependendo do que colocarem dentro, um som diferente será criado. Experimentem com arroz, areia, água, milho de pipoca – um tipo para cada garrafa.

Para fazer minitambores, pegue uma bexiga e corte-a ao meio com a tesoura. Estique a parte sem o bico sobre uma lata de achocolatado, sem a tampa. Prenda-a com um elástico. Se quiser incrementar o tamborzinho, faça listras na lata com fitas adesivas coloridas.

Você pode usar vidros do mesmo tamanho para criar um “piano”. Coloque água em cada um deles, aumentando a quantidade (o primeiro com um dedo de água e o último quase cheio). Batendo com uma colher, as crianças percebem como o som é diferente em cada um.

- Banho de bonecas
Encha a banheira ou uma bacia e promova uma tarde de beleza para as bonecas. Se não estiver frio, as crianças podem até entrar junto na água com espuma. Depois de dar banho, as garotas vão se divertir com a produção: secando, fazendo escova no cabelo, maquiando e criando novos looks para as bonecas.

- Colocar fantasia e fazer um teatro
Nesta brincadeira serve desde deixar as crianças vestirem roupas que são suas até usarem as fantasias que elas têm em casa. Se puder, estique um lençol e improvise um palco. Vale ir atrás de uma história ou improvisar tudo.

- Brincar de adivinhação
Você pode vendar os olhos do seu filho (ou pedir que ele fique com os olhos fechados – o que é mais difícil) e dar objetos na mão dele para tentar adivinhar o que é. Isso estimula a percepção de diferentes texturas. Vale usar algodões, lixas, frutas, embalagens... 

FORA DE CASA

- Jogar futebol / Escorregar / Andar de bicicleta / Passeio divertido com o cachorro / Balanço / Avião de papel / Andar de bicicleta (citados nas postagens anteriores)

- Esconde-esconde
Contar até dez e achar o amigo escondido. Típica brincadeira que integra várias crianças, desenvolve a criatividade e faz o tempo passar de forma divertida. Ao ar livre, as possibilidades de esconder são um desafio a mais que a criança vai adorar superar.

- Pega-pega
Nessa brincadeira, as crianças aprendem noções de espaço e tempo. Ou seja, se devem correr mais depressa ou devagar, se devem ir para a esquerda ou a direita, para a frente ou para trás. Também é chamada de pique-pega em algumas regiões do Brasil. 

- Apostar corrida
O que ele vai adorar mesmo é ganhar de você. E, dependendo da idade, isso fica bem fácil. Vocês podem inventar várias modalidades, desde uma corrida normal, andar rápido (sem correr), em um pé só, até as versões com cara de gincana: olhos vendados (se o lugar permitir), de mãos dadas, de costas, fazendo polichinelos e por aí vai. E, claro, ele vai aprender isso e repetir com os amigos.
 - Gangorra
Como a gangorra precisa de duas crianças para brincar, é um dos brinquedos concorridos em praças e parques. A cada sobe-e-desce, um sorriso, um gritinho de alegria e uma amizade que se fortalece. As crianças que moram no campo brincam em uma gangorra de bambu que, além do sobe-e-desce, faz um movimento giratório. Alguns a chamam de “giramundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário